Parabéns! O seu projecto traz-nos um passo mais próximo dum mundo melhor para pessoas, outros animais e o ambiente que partilhamos.

  Celebrar é o quarto passo da Fórmula Roots & Shoots. Este passo foca-se em dar a si e aos seu grupo os créditos pelo trabalho fantástico e toda a aprendizagem durante o processo. Também cria uma oportunidade para partilhar o que foi concretizado, de forma a inspirar outras pessoas. É também o momento ideal para reflectir e medir todas as mudanças positivas.

  No Roots & Shoots, acreditamos que cada passo para melhorar a comunidade importante e deve ser celebrado. Agora que já pôs um projecto em prática e viu o que significa criar a diferença, sabemos que continuará a criar mudanças positivas nas comunidades de pessoas, animais e no ambiente que partilhamos.

  Para celebrar o seu projecto, temos algumas sugestões, que pode encontrar abaixo. Não se esqueça de inscrever o seu grupo, de forma a tornar-se oficialmente membro Roots & Shoots.

 Michigan.jpg

CRONOGRAMA DE CELEBRAÇÃO

  Este cronograma é uma sugestão apenas, que poderá ser aplicável ou não, consoante o tipo de projecto e de celebração. Dependendo também das idades dos membros do grupo, o evento pode ser encurtado ou prolongado.

9h00: Líder do grupo recebe membros do grupo, pais/tutores, familiares, membros da comunidade e media. O líder apresenta os membros do grupo e o programa Roots & Shoots à audiência.

9h10: Membros do grupo vão até ao palco (ou à frente da plateia) para falar da sua campanha/projecto Roots & Shoots, incluindo:

       - Como escolheram a campanha

       - O que descobriram ao longo do processo

       - Acções que levaram a cabo para melhorar a comunidade

       - De que forma é que a campanha/projecto teve um impacto pessoal em cada um dos membros

       - O que esperam ensinar a outras pessoas sobre o tema da campanha/projecto, à medida que avançam, e de que forma os membros da comunidade poderão ajudar

9h30: Grupo refere os colaboradores e membros da comunidade que deram apoio e recursos durante a campanha.

 

9h40: Grupo convida a audiência a dar uma volta à sala, para ver as fotografias, vídeos e desenhos (ex.: o mapeamento da comunidade) feitos durante a campanha. 

10h00: Líder do grupo agradece aos convidados e refere como o grupo planeia continuar o espírito do projecto/campanha Roots & Shoots

MEDIR O SUCESSO DO PROJECTO

  Ao longo da campanha, medir as conquistas e a anotar os desafios ajuda a melhorar o projecto e demonstra quanto foi aprendido. Também ajudará a pensar no próximo projecto, mantendo o grupo interessado e comprometido a longo prazo.

  No início da campanha, deve decidir que dados têm de ser recolhidos para demonstrar o impacto da campanha.

  Considere os objectivos da campanha. Como é que irá demonstrar que a campanha foi bem-sucedida?

  Ao longo da campanha anote marcos importantes no progresso, em relação aos objectivos e aos prazos.

  Algumas campanhas poderão beneficiar de fazer um mapeamento da comunidade, depois da campanha/projecto.

  Revisite as observações feitas no mapa original e compare-as com as mudanças na comunidade, depois do fim da campanha/projecto.

  Uma óptima forma de medir o impacto da campanha/projecto é conduzir uma avaliação, que poderá ser tão em profundidade e específica quanto a campanha permitir.

  O grupo poderá conduzir avaliações pré e pós campanha/projecto ou considerar entrevistar membros da comunidade depois da campanha (de forma a descobrir se a sua consciência sobre o tema do projecto se alterou).

  Eis algumas formas de avaliar a comunidade:

IMG_4527.JPG
20170511_152256.jpg

ACOMPANHAR O SUCESSO DO PROJECTO

RE-MAPEAR A COMUNIDADE

AVALIAÇÕES DA COMUNIDADE

  • Avaliação fotográfica: o grupo tira fotografias da comunidade antes e depois, de forma a demonstrar as mudanças físicas feitas.

  • Entrevistas públicas: o grupo faz inquéritos individuais na comunidade, de forma a compreender de que maneira a campanha teve um impacto em cada um(a).

  • Recolha de dados: o grupo escolhe que tipo de dados específicos pretendem recolher, de forma a medir o seu impacto. Depois, preparam avaliações detalhadas, que serão conduzidas antes, durante (se se aplicar) e depois da campanha.

  • Inquérito dentro do grupo: o grupo conduz um inquérito entre membros, de forma a compreender como é que fazer parte da campanha mudou os membros do grupo, as suas perspectivas sobre a causa e sobre a comunidade.