COMO ESCOLHER UM PROJECTO

  Se o seu grupo tem várias ideias de possíveis projectos, há algumas formas de decidirem qual projecto devem começar. Lembre-se que, eventualmente, depois de terminarem um projecto/campanha, poderão sempre retomar a lista e iniciar um novo!

DECIDIR COM AUTOCOLANTES

  Este método é útil se tiverem demasiadas ideias e interesses:

  1. Juntar autocolantes suficientes para que cada participante tenha três. Cada ideia de projecto/campanha deve ser escrita numa folha individual (Se houver ideias semelhantes, considerar combiná-las).

  2. Pôr as folhas com as ideias na mesa e dê a toda a gente três autocolantes. Pedir aos membros para colocar os autocolantes nas folhas dos projectos que mais gostaram. Uma pessoa pode pôr os três autocolantes numa ideia, um autocolante em três ideias diferentes, ou qualquer outra distribuição que queira.

  3. Depois de terminado, recolher os papéis e conte o número de autocolantes. Se houver um empate, dar a cada membro mais um autocolante e deixar votar entre as escolhas que restam, até haver um "vencedor".

  4. Usar a área da ideia escolhida como base para decidir um projecto.

VOTAR EM GRUPO

  Este método funciona melhor se os membros se sentirem confortáveis em dizer o que pensam e em ter um debate saudável em grupo.

  1. Pôr uma lista das ideias de projectos para que todos os membros possam ver. Cada membro não pode votar mais do que três vezes, mas têm de votar pelo menos uma.

  2. Ler a lista, um tópico de cada vez, e pedir ao grupo para votar levantando as mãos. Registar o número de votos que cada ideia recebe. Seleccionar as três mais votadas e repetir o processo apenas com essas. Desta vez, cada pessoa pode votar apenas uma vez.

  3. Deverá haver um "vencedor" claro, depois de todos os votos serem feitos.

APRESENTAR E DEFENDER UM PROJECTO

  Se houver um interesse do grupo em explorar mais aprofundadamente áreas de problemas nas quais está interessado, e um pouco mais de disponibilidade de tempo, poderá ser posto em prática este método.

  1. Criar uma lista dos potenciais projectos que os membros do grupo identificaram.

  2. Pôr a lista de forma a que todos os membros possam ver. Pedir aos membros para escolherem uma ideia que gostariam de aprofundar. Formar pequenos grupos para trabalharem juntos.

  3. Pedir aos membros para usarem algum tempo para ponderar e pesquisar a ideia do projecto. Componentes da pesquisa podem ser possíveis resultados, razões pelas quais essa área problemática é tão importante de trabalhar... O pequeno grupo de trabalho terá de apresentar os seus argumentos aos restantes membros.

  4. Depois de cada grupo ter apresentado as suas ideias para o projecto, fazer uma votação (semelhante às referidas acima) de forma a escolher uma ideia de projecto.

COMO PLANEAR UM PROJECTO

  Para planear um projecto/campanha Roots & Shoots, há algumas questões que poderão ajudar a organizar os pensamentos e a transformar ideias em acções concretas.

  As questões-base são: o quê, como, onde, quando e quem. Cada uma destas pode ser dividida em várias sub-questões.

  No guia de planeamento de projecto Roots & Shoots, irá encontrar todas as questões-base e as sub-questões de cada uma. Complete este guia e vera que o seu projecto/campanha ficará muito mais claro, tornando-se mais fácil de transformar em acções. Para ter acesso ao guia de planeamento de projecto Roots & Shoots, carregue aqui.

CRONOGRAMA SUGERIDOS

  Um passo importante durante o projecto Roots & Shoots é criar um cronograma. Os projectos podem ocupar o tempo que for. Um projecto ou campanha pode ser de curto ou longo prazo, pontual, contínuo ou anual. Use Estes exemplos de cronogramas para visualizar como o seu projecto Roots & Shoots poderá estender-se.

SUGESTÃO:

Faça uma linha do tempo para trás. Comece por escolher o prazo final para o seu projecto e retroceda, definindo datas para todas as coisas que precisarão acontecer antes do prazo/data final.

  Carregue acima para ter acesso ao

cronograma dum projecto Roots & Shoots de 10 semanas.

  Carregue acima para ter acesso ao

cronograma dum projecto Roots & Shoots de 25 semanas.

  • Facebook
  • Instagram

O Roots & Shoots é um programa do Instituto Jane Goodall, coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária.