A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA INTERNACIONAL ROOTS & SHOOTS EM PORTUGAL TEVE LUGAR EM SINTRA NO DIA 1 DE ABRIL 2006, COM UMA ACÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO HUMANITÁRIA E AMBIENTAL

Em 1991, dezasseis alunos de diferentes escolas do secundário visitaram a Jane Goodall na sua casa em Dar es Salam na Tanzânia.

 

Nesta conversa informal sobre o ambiente e comportamento animal, temas que não eram abordados no currículo das escolas, os alunos revelaram as suas preocupações em relação ao abate de elefantes e ao modo como as galinhas eram manuseadas nos mercados locais.

 

Nestes mercados as galinhas vivas, expostas para venda, encontravam-se penduradas pelas patas, podendo estar nesta posição um dia inteiro. Os alunos decidiram agir para terminar com esta prática. Construíram gaiolas com folhas de bananeira e ramos e ofereceram-nas aos vendedores do mercado pedindo-lhes para passarem a colocar aí as galinhas.

 

Esta actividade teve tanto sucesso, que os alunos voltaram às suas escola decididos a encontrar mais jovens e juntos agirem.

 

Estes grupos de jovens foram denominados de Roots & Shoots (R&S), simbolizando o poder da juventude e desde essa altura mais de 7500 grupos se registaram em mais de 90 países.

1/5

Jane Goodall

“Por baixo da terra as raízes estendem-se por todo o lado constituindo uma firme fundação. Os rebentos parecem muito fracos, mas para chegarem à luz podem até partir muros. Imagina que os muros são os problemas que infligimos no nosso planeta. Centenas e milhares de raízes e rebentos, centenas e milhares de jovens em todo o mundo podem partir esses muros. Tu podes mudar o Mundo!”​
R&Small00005
R&Small00002
R&Small00017
R&Small00055
R&Small00010
R&Small00037
R&Small00023
R&Small00021
R&Small00101
  • Facebook Social Icon

O Roots & Shoots é um programa do Instituto Jane Goodall, coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária